Anúncios

Frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e vai trazer chuva para os três estados da Região Sul, mas a MetSul Meteorologia adverte que na maior parte das cidades vai chover pouco e em parte da região sequer deve chover.

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas a frente fria traz mudanças no tempo no decorrer do dia. A frente instabiliza o tempo com chuva ainda de manhã em pontos do Oeste e do Sul. No decorrer do dia, avança pelo estado.

O sistema será pouco ativo, o que fará com que a chuva seja muito irregular e em parte do estado sequer chova, como em pontos mais ao Oeste, Noroeste e ao Norte gaúcho. Muito isoladamente, a chuva pode ser forte e qualquer temporal será isoladíssimo, embora o risco seja baixo.

A MetSul alerta que a chegada da frente será acompanhada de rajadas de vento, em média, de 50 km/h a 70 km/h, sobretudo no Sul e no Leste do estado. Em alguns pontos, o vento pode ser mais forte. Vários pontos devem ter apenas uma virada seca, ou seja, o vento vira para Sul e refresca sem ocorrência de chuva.

Antes da frente, faz calor ainda em parte do Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Norte. No Oeste e no Sul, com a chegada da frente, refresca. Máximas altas são indicadas nesta sexta principalmente na Grande Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte, precedendo a mudança do tempo.

Em Porto Alegre, o sol aparece com nuvens e faz calor. A temperatura já se aproxima e atinge os 30ºC de manhã, podendo chegar a 33ºC no começo da tarde. Depois, o vento muda para Sul com rajadas por vezes fortes e refresca. Na sequência, não se afasta a possibilidade de chuva.

No sábado, o sistema frontal traz chuva irregular no Norte e no Nordeste gaúcho assim como em Santa Catarina e no Paraná. O sol chega a aparecer com nuvens em diversos pontos do Rio Grande do Sul no sábado, apesar de muitas nuvens e instabilidade em parte do estado. A temperatura estará bastante agradável no território gaúcho.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para 72 horas dos modelo alemão Icon e o de alta resolução WRF inicializado com o modelo europeu, ambos disponíveis ao assinante (assine aqui).

METSUL

METSUL

Como se observa no mapa, a tendência geral para o Rio Grande do Sul na passagem desta frente fria é de pouca ou nenhuma chuva. Em vários municípios da Metade Oeste gaúcha nem deve chover com este sistema frontal.

A tendência é chover mais em Santa Catarina e no Paraná amanhã quando da chegada da frente, entretanto na maioria dos locais os volumes serão baixos e apenas de forma localizada pode chover com maior intensidade.

A chegada desta frente fria com pouca ou nenhuma chuva já reflete padrão típico de condições de La Niña em que sistemas frontais chegam menos ativos ao Rio Grande do Sul com precipitação bastante irregular.

Anúncios